Diário do Pantanal

por Juliana Vicente

 

No dia 11 de setembro a gente lançou o doc Escola das Águas – O Desafio Pantaneiro, que eu dirigi, roteirizei, montei, e até fotografei com meu parceiro Fabio Bardella – entre outros parceiros que fizeram câmera – nesse processo que é resultado de três anos de filmagens, intercalando períodos de cheia e seca no Pantanal do Paiaguás.

Passar muito tempo no Pantanal faz a gente mudar o ritmo. Tem uma hora que o gerador desliga, a noite cai – e eu ficava lá, deitada na rede, “escovando palavras”, como diria Manoel de Barros. Quando surgia algum lampejo de internet ali na fazenda, eu postava algumas historinhas no Facebook. Ainda tenho mais coisas para publicar, mas reunir tudo que está nos cadernos, nos arquivos, nisso e naquilo, vai levar tempo. Por enquanto, aí vai um pouquinho desses dias por lá.

O documentário está disponível no canal da Preta Portê Filmes no YouTube. Escola das Águas – O Desafio Pantaneiro foi o segundo trabalho da Preta Portê Filmes pro Doc Futura. O primeiro foi o LEVA, que acompanhou a vida de moradores da ocupação Mauá, próximo a Estação da Luz, centro de São Paulo.

 

 

 

27 de outubro de 2013
01
Tremenda confusão!
Hoje pela manhã, jacarés e tuiuiús disputavam território em uma praia do Rio Piquiri. Os baderneiros foram espantados por um grupo de capivaras valentes que chegaram ao local provocando rapidamente o mergulho do jacaré e o voo dos tuiuiús. A garça, que via de longe e achou graça, decolou em seguida – houve perseguição.
A agitação no Pantanal não para: uma seriema parou hoje o trânsito no pantanal. A manifestante causou sozinha cerca de 500 metros de lentidão na estrada que liga o Porto do rio Piquiri ao retiro do São Lucas. Alguns veados acompanharam o jipe ao longo da estrada, araras azuis também sobrevoaram em movimentação suspeita. A seriema, cujo nome não foi identificado, só abandonou o protesto após a aparição da velha gangue de papagaios, famosa nas redondezas. O trânsito fluiu sem dificuldade até a Escola Rural Fazenda Santa Mônica, no São Domingos.

 

20 de outubro de 2013

07

Acordei com uma quadrilha organizada de papagaios que vieram comer um caju bem na minha janela. Os meliantes vieram logo ao amanhecer. O galo-pavarotti que resolveu fazer bonito e impressionar, denunciou a quadrilha, provocando um “quase-flagrante” do roubo de cajus. Eles foram rápidos, bateram em debandada logo após o ato e estão foragidos. Ontem, um motim de galinhas já havia tentado se aproximar em rebelião no caminho da escola, não houve feridos – Vida agitada.

 

19 de outubro de 2013

08

Final do dia! Tanta história… No quebra cabeça para entender o que vai pro Doc Escola das Águas, aqui na Escola Fazenda Santa Monica, só hoje o dr. José Roberto, oftalmologista em passagem por aqui, atendeu mais de 50 pessoas.

 

24 de fevereiro de 2014

02
Oh yeah!
Enfrentamos as chuvas, onça, sucuri, quexada, voamos baixo debaixo d’água e conseguimos! Porque somos Brasiiillll! Rsrs — viajando para Campinas com Marcel Jabbour e Fábio Pinatti Bardella de Viracopos-Campinas International Airport.

 

22 de fevereiro de 2014
04
Amigo que é amigo traz um H. Upmann pra fumar junto no Pantanal! — com Fábio Pinatti Bardella, Jorge De León Amador, Eva Garcia Hernández e Pettit Green Liliet Rosa em La Habana no Pantanal.

 

17 de fevereiro de 2014

09

Aqui no Pantanal é assim: beijinho no ombro! #docfutura #escoladasaguas #pantanal #escolasantamonica
(Foto: Marcel Jabbour)

 

21 de fevereiro de 2014

06

Alagados – Corumbá, MS
(Foto: Fábio Bardella)

 

15 de fevereiro de 2014

10

Seu Arlindo doc “Escola das Águas” #pantanal #docfutura #escoladasaguas #escolasantamonica

 

23 de outubro de 2013

03

Aqui no, meio do Pantanal do Paiaguás, tem a Escola Rural Santa Mônica. Daqui vai sair o documentário Escola das Águas! Hoje tá quente!!! Esperando a chuva… Documentar, esperar, esperar, chegar mansinho pra molecada conversar … #docfutura #pretaportefilmes #pantanal #educaçao #jacaré #onça #futebol #documentary #natureza #escoldasaguas

assinatura-blog-ju

 

 

 

 

Blog da Preta

Fique ligado nas novidades!
annak_blog

Ganhe um livro de José Roberto Aguilar!

Curta a página do filme no Facebook e participe da promoção!

mais
08

Diário do Pantanal

Imagens, textos e sons dos bastidores de Escola das Águas – O Desafio Pantaneiro

mais
escola_thumb_site

Estreia hoje Escolas das Águas

Veja os horários de exibição, o teaser e conheça um pouco mais sobre o documentário exibido no Canal Futura.

mais

Quem somos?

A Preta Portê Filmes é uma produtora de cinema e conteúdo audiovisual para TV e outras mídias. Navegue pelo site e conheça mais sobre o nosso trabalho!

Onde estamos?

Exibir mapa ampliado

Rua General Góis Monteiro, 301 • Perdizes

São Paulo • SP • Brasil

Tel: + 55 11 2507 3503 / 2507 3506

contato@pretaportefilmes.com.br