
“A vida de Jimena, uma mulher amarga e solitária, sofre uma reviravolta quando seu pai retorna repentinamente após 30 anos e deixa sob seus cuidados um cachorro paralítico”.
O enredo serviu de base para a realização da coprodução do curta-metragem entre Brasil e França. A parceria entre Preta Portê Filmes e La Voie Lactée, além do suporte do MinC, contou com recursos do CNC (Centre National du Cinéma et de l’Image Animée) e de outras entidades francesas como Regions Alsace and Urban Community of Strasbourg, Adami e Procirep-Angoa.
O filme, escrito e dirigido pela brasileira Daniella Saba, foi rodado durante dez dias em Estrasburgo, França, e teve todo o trabalho de pós-produção realizado no Brasil.
“O processo de coprodução não é tão simples como as pessoas podem imaginar. Estamos falando de duas culturas; dois países com processos de produção diferentes. Mas nós tivemos, desde o início, grande afinidade artística. Tanto nós quanto eles buscávamos o mesmo filme, o que facilitou bastante que equalizássemos os trabalhos para a sua realização”, explica Juliana Vicente, que, além de produtora, dirige a Preta Portê Filmes.
Além de Daniella e Juliana, o diretor de Fotografia, Otávio Pupo, e a figurinista, Maíra Mesquita, fizeram parte da equipe brasileira que participou das filmagens na França. Em contrapartida, durante a pós-produção, o montador, Kevin Bily esteve no Brasil, assim como a atriz argentina, e protagonista, Ana Katz.
“Trabalhar com a Ana foi um dos maiores presentes que eu pude receber. Eu já era uma grande fã dela como atriz e diretora, o papel foi escrito pra ela, que foi extremamente generosa e dedicada. Além de uma pessoa maravilhosa, é uma excelente profissional. Com Jean-Pierre, Leonor, Lucas e Fayssal não foi diferente. Cada um à sua maneira trouxe uma cor nova ao filme. Sempre com dedicação, carinho, respeito e muito trabalho”, conta Daniella Saba.

Onde assistir ao filme:
42º Festival de Cinema de Gramado
Mostra Competitiva de Curtas Brasileiros
Exibição dia 14/08, às 19h
25º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
Museu da Imagem e do Som • dia 26/08, às 21h
Espaço Itaú de Cinema • dia 27/08, às 17h
Cine Olido • dia 30/08, às 19h
O QUE FICA (CE QU’IL RESTE)
Direção: Daniella Saba
Classificação: Livre
Idiomas: Francês e Espanhol
Duração: 20 min
Produção: Juliana Vicente (Preta Portê Filmes) e Nathalie Algazi (La Voie Lactée)
Roteiro: Daniella Saba
Elenco: Ana Katz, Jean-Pierre Igoux, Fayssal Benbahmed, Lucas Perruche, Leonor Galindo Frot
Direção de Fotografia: Otavio Pupo
Direção de Arte: Valérie-Elder Fontaine
Trilha Musical: Joana Brito
Direção de Som: Aline Huber, Martin Sadoux
Edição de Som: Vitor Motter
Montagem: Kevin Bily